Início » Notícias » A NOITE MAIS LONGA DO ANO ESTÁ A CHEGAR

A NOITE MAIS LONGA DO ANO ESTÁ A CHEGAR

No dia 3 de agosto a noite vai confundir-se com o dia por Terras de Trás-os-Montes. É assim, anualmente, na sexta feira que antecede o último fim-de-semana das Festividades em honra de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela.  O evento dá pelo nome de “Noite dos Bombos” e percebe-se porquê: são eles os Reis da Festa. O som destes instrumentos marca o passo pelas ruas da cidade,  grupos, mais ou menos organizados,  compostos por pessoas de todas as idades e sexos  percorrem as principais artérias de Mirandela e a ordem é para “bombar” até ser dia.  A maioria dos participantes enverga batas brancas a fazer lembrar uma noite, aqui há cerca de 60 anos, em que um grupo de mirandelenses “tomou de assalto” o Hospital local. Com eles trouxeram as batas brancas e munidos dos respetivos bombos fizeram a festa durar até altas horas da madrugada.

O que começou por ser uma brincadeira é agora tradição e um dos pontos altos das Festas em Honra de Nossa Senhora do Amparo. Atualmente, são milhares os que participam neste evento, tocando bombo até à exaustão. Outros tantos, assistem a este desfile que tem início já de madrugada e se prolonga até ao nascer do dia. As ruas da cidade enchem-se de visitantes para ver, ouvir e quem sabe experimentar um ou outro toque no bombo. Cumpre-se, assim, a tradição numa noite que vive também de encontros, reencontros e de muita animação.

É de facto uma das noites mais longas da tradicionais Festa da Princesa do Tua e este ano não vai ser excepção.  Estas Festas  iniciam-se, habitualmente, a 25 de julho e terminam no primeiro domingo de agosto.

Confira o programa aqui