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CIM das Terras de Trás-os-Montes promove ação para internacionalização e comercialização de produtos locais

A CIM das Terras de Trás-os-Montes, promoveu nos dias 19 e 20 de julho uma ação de benchmarking destinada a conhecer e analisar boas práticas implementadas a nível nacional, no setor agroalimentar. O objetivo é a criação das sinergias necessárias para a dinamização e crescimento deste setor no território, contactando com exemplos de sucesso, capacitando os agentes e delineando estratégias para melhorar práticas e serviços.

 

Esta iniciativa insere-se na estratégia de internacionalização e abordagem a mercados prioritários para os recursos endógenos que a CIM Terras de Trás-os-Montes está a desenvolver. Esta foi a primeira ação prática no âmbito desta estratégia, inserida num estudo que está a sobre elaborado sobre esta temática. Trata-se de um processo que pretende fazer dos recursos endógenos fator de crescimento e desenvolvimento e afirmação das Terras de Trás-os-Montes a nível nacional e internacional.

Nesta visita participaram responsáveis políticos, técnicos municipais, representantes de Associações/Agrupamentos de Produtores e Cooperativas locais. O programa incluiu a visita a clusters agroindustriais, que desenvolvem trabalho no âmbito da valorização, inovação, desenvolvimento de produto, comercialização nacional e internacional. Os locais selecionados apresentam semelhanças com o território das Terras de Trás-os-Montes, quer ao nível dos produtos e potencialidades como dos constrangimentos que os produtores enfrentam. A delegação pode ver como algumas destas dificuldades estão a ser ultrapassadas, numa visita que passou pelo Inovcluster e Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, pelo Tagus Valley em Abrantes e pelo Portugal Foods, na Maia.

Este é um projeto financiado por fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020, no eixo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (intermunicipal).

Recorde-se que a CIM-Terras de Trás-os-Montes tem na valorização e promoção dos produtos endógenos do Território um dos seus principais objetivos. Esta Comunidade que integra os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, está através desta estratégia a lançar as bases para fazer do binómio produtos locais/turismo fator de desenvolvimento e internacionalização do território.