Início » Notícias » Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal | CIM-Terras de Trás-os-Montes celebra contrato com o governo

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal | CIM-Terras de Trás-os-Montes celebra contrato com o governo

A CIM-Terras de Trás-os-Montes vai passar a dispor de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal. Trata-se de uma estrutura que ficará responsável pela articulação com os Gabinetes Técnicos Florestais Municipais. Um serviço que visa promover o funcionamento integrado destes Gabinetes, contribuindo para uma melhor gestão e ordenamento da floresta.  

A assinatura do contrato para a criação e financiamento deste novo serviço foi realizada no dia 21 de março numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas dos Santos e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. Na sessão, que decorreu nas instalações da CIM-Lezíria do Tejo, em Santarém, a CIM-Terras de Trás-os-Montes fez-se representar pela Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal, Berta Nunes.

A principal função deste Gabinete será fazer a coordenação e planeamento das atividades dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais que já existem na área da CIM- Terras de Trás-os-Montes.  A implementação deste serviço prevê a contratação de um Engenheiro Técnico Florestal, cofinanciada através do Fundo Florestal Permanente.

A criação desta nova estrutura Intermunicipal insere-se na Reforma da Floresta definida pelo Governo, numa altura em que estão em fase de conclusão os Planos Regionais de Ordenamento Florestal. Daí que esta nova estrutura assuma especial importância, acompanhando a transposição destes planos para os Planos Diretores Municipais.

Para além da CIM-Terras de Trás-os-Montes também as restantes CIM´s do país celebraram contratos para a criação dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais.