Início » Notícias » NESTES PARQUES NATURAIS O TEMPO NÃO TEM HORAS

NESTES PARQUES NATURAIS O TEMPO NÃO TEM HORAS

Guarde a agenda na gaveta, coloque o relógio de lado e esqueça a azáfama do dia a dia. Nos Parques Naturais de Montesinho, do Douro Internacional e do Vale do Tua o tempo não tem mesmo horas. São três locais imperdíveis para quem procura momentos de lazer, descontração e contacto direto com a natureza.

Localizadas nas Terras de Trás-os-Montes estas áreas protegidas têm para oferecer experiências que certamente levará na memória. Se a biodiversidade é aqui palavra de ordem, à variedade da fauna e flora juntam-se um conjunto de atividades para realizar sozinho, em família ou com um grupo de amigos. Observação de aves, caminhadas, passeios de bicicleta, de barco e até de burro são alguns dos programas que poderá fazer. Passeie pelas aldeias destas áreas protegidas e descubra a tranquilidade e tipicidade destas localidades. A isto associe o contacto com as gentes e cultura locais e sente-se à mesa com uma gastronomia rica e de grande qualidade.

Os mais românticos  vão poder assistir a um deslumbrante nascer e pôr do sol.  Pegue na mão da sua companheira ou companheiro e leve-o/a também a ver as estrelas. Aqui vai encontrar um céu noturno maravilhoso, onde as estrelas realmente brilham e embalam as noites de romance.

PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL 

O Parque Natural do Douro Internacional foi criado em 1998. Esta área protegida engloba os concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro. A imponência da paisagem, as suas escarpas com mais de 200 metros de altitude são um convite à contemplação.

PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

“Nenhuma outra área protegida expressa tão bem o contraste das estações do ano como Montesinho”, assim foi descrita este parque pela prestigiada revista National Geographic. Foi classificado em 1979 e é uma das maiores áreas protegidas a nível nacional, abrangendo a parte norte do concelho de Bragança e de Vinhais.

PARQUE NATURAL REGIONAL DO VALE DO TUA

O Parque Natural Regional do Vale do Tua abrange, entre outros, os municípios de Mirandela e Vila Flor. Criado em 2013 engloba uma área de 24.767,46ha.  A paisagem é sublime, estendida em vinhedos e miradouros contemplativos da paisagem da Terra Quente.