Início » Notícias » NOVE COISAS PARA FAZER EM FAMÍLIA NAS TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES

NOVE COISAS PARA FAZER EM FAMÍLIA NAS TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES

Com o período de férias a aproximar-se deixamos-lhes sugestões para dar que fazer ao tempo em família. Tome nota destas propostas, divirta-se, desfrute, experiencie o nosso e território na companhia daqueles que lhe são mais queridos.  Vai ver que vai valer a pena! Não é por acaso que as Terras de Trás-os-Montes são O DESTINO NATURAL.

 

VISITE O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Um espaço para viver, sentir e conhecer o concelho de Alfândega da Fé. A visita a este local permite-lhe descobrir esta terra, as suas gentes, usos, costumes e tradições. A funcionar na antiga escola primária da freguesia de Sambade, assume-se como uma porta de entrada para uma visita mais alargada por Alfândega da Fé

O CIT é composto por uma Sala de Exposições, um Túnel do Pastor onde os sons caraterísticos da pastorícia circulam; a Sala Elogio ao Tempo e à Natureza, onde se encontra um ambiente natural e se pode visualizar um filme; a Sala Identidade onde poderá interagir com os elementos expostos, com recurso à realidade aumentada e pode ficar a saber o significado de alguns regionalismos como: “Bô”; “Cibo”, “Cucha” ou “Refustedo” e a Sala Sambade, onde estão expostos objetos relacionados com o quotidiano do mundo rural.

Para além destes espaços, há também uma loja de venda de produtos locais e onde está instalada uma impressa 3D que permite imprimir em tempo real objetos relacionados com o território.

Contactos: M: Largo da Igreja, 5350-312 Sambade| T: +351 279 479 023 +351 279 463 476 • +351 915 202 999 (Posto de Turismo)| E: geral@citalfandegadafe.pt| W: https://www.citalfandegadafe.pt/| F: www.facebook.com/citalfandegadafe

CONHEÇA BRAGANÇA DO AR

Sobrevoe a cidade de Bragança e fique com outra perspetiva dos principais pontos de interesse desta localidade. Uma experiência única que lhe vai permitir descobrir a cidadela, cujas muralhas abraçam este núcleo antigo dando forma a um coração, o Castelo da cidade considerado um dos mais bem preservados do país ou a Domus Municipalis, um edifício único na Península Ibérica, exemplar perfeito da Arquitetura Românica

Saiba também que pode voar sobre Parque Natural de Montesinho, conhecer as típicas aldeias de Montesinho e Rio de Onor e observar a rica fauna e flora existente nesta área protegida. Para tal basta fazer-se Sócio Careto, por um dia, do Aeroclube de Bragança.

Contactos: M:Aeródromo Municipal Bragança 5300-431 Baçal Portugal | E: info@aeroclubedebraganca.pt| W: www.aeroclubedebraganca.pt| F: www.facebook.com/aeroclubedebraganca

 

PASSEIE PELA PAISAGEM PROTEGIDA DA ALBUFEIRA DO AZIBO

Se procura o contacto direto com a natureza esta local é para si. Paisagem Protegida, integrada na Reserva da Bisosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, a Albufeira do Azibo é dona de qualidade e beleza natural.

Desfrute destes atributos passeando pelos percursos pedestres existentes no local, apanhe boleia de uma bicicleta e partilhe com a família momentos de pura descoberta e relaxamento.

No verão aproveite e dê um mergulho numa das praias fluviais existentes no local. A qualidade da água tem sido sucessivamente reconhecida, com a atribuição da Bandeira Azul.  Mas há mais, é que a Praia da Ribeira foi eleita em 2012 uma das Sete Maravilhas, Praias de Portugal.

Contactos: M: Posto de Turismo  Casa Falcão 5340-218 Macedo de Cavaleiros | T: 278 099 166 | E: turismo@cm-macedodecavaleiros.pt| W: www.cm-macedodecavaleiros.pt

PASSEIE EM BURRO PELAS TERRAS DE MIRANDA

Uma experiência que, certamente, vai levar na memória. A proposta é partir à descoberta da natureza, das aldeias tradicionais do Planalto Mirandês ou do parque do Douro Internacional, num passeio de Burro.

“Mais do que um meio de transporte, ideal para transportar sacos e mochilas, o burro será o seu companheiro de viagem numa variedade de ofertas em descoberta das Terras de Trás-os-Montes. Rapidamente se aperceberá que uma relação amigável será estabelecida entre si e o seu novo companheiro de viagem… isto para nem sequer falar das crianças: que ficam rendidas a partir do primeiro contacto.”. Assim descreve esta “aventura” a A.E.P.G.A., a associação responsável pela organização destes passeios.

ContactosM: AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino , Largo da Igreja, 5225 - 011 Atenor | T:  960173863, 914093724,  273739307 |burranco@gmail.com| W: https://www.aepga.pt/

 VISITE MIRANDELA DE COMBOIO

Um programa para fazer em família, que fará as delícias dos mais novos. O Comboio Turístico de Mirandela leva-o pelos locais mais emblemáticos desta cidade. Apelidada como a Cidade Jardim, Mirandela tem também muito para oferecer do ponto de vista histórico e cultural. O itinerário pode variar conforme a vontade dos passageiros, mas habitualmente, passa pela Rua da República, vira na Rotunda das Comunidades, passa pela Avenida Varandas do Tua, Ponte Europa, Santuário de Nossa Senhora do Amparo e Ponte Velha.

Não se esqueça de no final da visita provar uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa: “A Alheira de Mirandela”.

Contactos: Comboio Turístico - T: 935 029 133, 278 26 12 63 |  Posto de Turismo de Mirandela- T: 278 203 143 | E: postoturismo@cm-mirandela.pt

CONHEÇA O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO RURAL EM MOGADOURO

Experiências sensoriais, exposições interativas sobre o ciclo do pão, do mel, produção de vinhos, azeite, cogumelos e sobre temáticas como pecuária e geologia, são algumas das surpresas que vai encontrar neste Centro de Interpretação do Território. A visita proporciona também experiências 3D, e de mapping interativo imersivo. Trata-se de uma solução que permite recrear um ambiente específico, recorrendo à projeção, som e transmissão de sensações associadas às diferentes estações do ano.

Um espaço lúdico, mas sobretudo educativo onde ficará a conhecer melhor os traços identitários deste concelho. Em exposição estão também as máscaras representativas das Festividades de Inverno de Trás-os-Montes e uma antiga gaita de foles. A sala de jogos interativos vai fazer as delícias dos mais novos.

Contactos: T: 967250071| E: cim.rural@mogadouro.pt | W: http://www.cimundorural.pt/

FAÇA UM PIQUENIQUE NO PARQUE DO PENEIREIRO EM VILA FLOR

Haverá melhor forma de celebrar o espírito de família do que com uma refeição? Se a isto juntarmos a beleza, tranquilidade e ar puro oferecido pela natureza estão reunidas as condições ideias para um dia em cheio! O Complexo Turístico do Peneireiro é o local certo para fazer um excelente programa em família.

Sugerimos que pegue no cesto de piquenique e usufrua das condições oferecidas pelo Parque de Merendas existente no local. Visite o mini-zoo e pratique atividades desportivas usufruindo courts de ténis, campo de futebol e voleibol de praia, da pista de motocross ou do circuito de manutenção, recentemente renovado. Há também um Parque infantil e se passar por aqui nos dias quentes de Verão pode aproveitar e dar um mergulho na Piscina Municipal. Se quiser prolongar a sua estadia existe um Parque de Campismo que pode aproveitar para tal.

Contactos: M: Barragem do Peneireiro, Vila Flor | T: 278512350| campismo@cm-vilaflor.pt| http://parquecampismovilaflor.pt/

RELAXE NAS TERMAS DA TERRONHA EM VIMIOSO

Localizadas sobre o vale do Rio Angueira, com uma excelente envolvente paisagística e natural as Termas da Terronha são local privilegiado para tratar do corpo e da mente. Usufrua de momentos relaxantes e descubra as propriedades curativas das águas destas Termas.

Estudos médico hidrológicos desenvolvidos nesta tipologia de águas comprovaram os efeitos terapêuticos ao nível dos sistemas músculo-esquelético, dermatológico, reumático e aparelho respiratório (ORL).

Para além das salas de massagem e relaxamento, este espaço está dotado de uma piscina interior aquecida, ginásio, hidromassagem.

Um local para se esquecer do tempo, mimar-se e cuidar da sua saúde e bem-estar.

Contactos: T: 273 511 381|E: termasdevimioso@cm-vimioso.pt | W: http://www.cm-vimioso.pt/frontoffice/pages/147

VISITE O PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS

Está situado em pleno parque Natural de Montesinho e oferece ao visitante a possibilidade de contactar diretamente com a fauna e flora locais. É um sítio ideal para passar uns dias em família, principalmente se tiver crianças. Os petizes vão ficar encantados com o contacto direto com os patos, as galinhas, as vacas ou o cão de gado transmontano. Na área também poderá ver animais que habitam a zona como veados, javalis, corços, lobos, raposas e aves. No centro interpretativo das raças autóctones encontrará informação complementar sobre 51 raças ligadas à atividade pecuária e no Centro Micológico vai ficar a saber tudo sobre cogumelos.

Há também uma piscina biológica para os dias quentes de verão e a possibilidade de pernoitar nos bungalows existentes no local.

Contatos: M: Parque Biológico de Vinhais, Alto da Ciradelha - Apartado 15, 5320 Vinhais | T: 273771040, 933260304| E: vinhais@parquebiologico.pt | W: www.parquebiologicodevinhais.com