Início » Região » Mogadouro

Mogadouro

 

Vila portuguesa do distrito de Bragança, Mogadouro detém um vasto património arquitetónico herdeiro de distintos períodos históricos. Muitas são as marcas rupestres existentes no concelho, testemunhas do período Mesolítico, bem como do Neolítico, visível nos castros.

Foi paragem de celtas, onde, mais tarde, também a romanização se fez sentir.

O seu foral data de 1272 e 1273 e foi atribuído por D. Afonso III.

Aquando da crise dinástica de 1383-85, Mogadouro tornou-se aliado do rei de Castela, o que lhe valeu a represália de D. João I, que elevou a vila Azinhoso. Durante alguns séculos o concelho desenvolveu-se pouco e, só a partir do século XVI, com os Távoras, Mogadouro voltou a crescer.

Atualmente, apesar de muito distante do poder central, Mogadouro tem sido sinónimo de progresso e evolução, com perspetivas positivas para o futuro. Escolas, mais de três dezenas de associações, novos equipamentos culturais, sociais e de saúde tornam o concelho cada vez mais atrativo para a fixação de pessoas.

Um dos eventos mais importantes do concelho é a Feira dos Gorazes, Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano, que acontece anualmente no mês de Outubro. Tem como objetivo a promoção e rentabilização dos mercados, assumindo-se como uma mostra do potencial económico do concelho, contando com a presença de agentes da região, bem como de todo o país e de Espanha e França. A par da vertente da pequena e média indústria, atividades como artesanato, produtos da terra, gastronomia e atividades culturais marcam também presença num dos certames mais relevantes do distrito.

 

Presidente: Francisco Guimarães

População: 9587 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 758,6 km2

Web: www.cm-mogadouro.pt