Início » Região » Vila Flor

Vila Flor

Situado a sul do distrito de Bragança, o qual integra, o concelho de Vila Flor é considerado a capital do azeite.

É a D. Dinis que deve o seu nome que, rendido à beleza da paisagem, batiza em 1286 o antigo “Póvoa d’Além Sabor” de Vila Flor. Foi também o rei Poeta que, em 1295, mandou erguer a muralha de cinco portas, da qual atualmente apenas resta uma, o arco de D. Dinis.

Na Idade Média o desenvolvimento do concelho é impulsionado pela fixação dos judeus fugidos das perseguições europeias, abraçando atividades ligadas à agricultura, comércio e às indústrias de curtumes e ourivesaria.

Em 1512 D. Manuel I atribui novo foral a Vila Flor, período em que as famílias judaicas acabam por ser expulsas do concelho.

Com um vasto património arquitetónico e cultural, Vila Flor é uma referência pela excelência dos seus produtos agrícolas, nomeadamente os provenientes do Vale da Vilariça, uma das terras mais férteis de toda a região transmontana. A riqueza das suas terras e produtos tem atraído muitos visitantes ao concelho, mas também empresários interessados na comercialização das suas veniagas. Exemplo são as empresas Frize a e Sousacamp, conhecidas internacionalmente, que se fixaram no concelho.

O turismo, particularmente o turismo de natureza, é um setor em crescimento em Vila Flor, dispondo o concelho de diversas unidades hoteleiras, cuja procura tem crescido de ano para ano.

 

Presidente: Fernando Barros

População: 6690 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 266,72 km2

Web: www.cm-vilaflor.pt