Início » Região » Vimioso

Vimioso

A vila de Vimioso, situada no extremo nordeste de Portugal, localiza-se em pleno planalto mirandês, integrando a Terra Fria transmontana. Pertencente ao distrito de Bragança, o concelho de Vimioso é atravessado por vales profundos dos rios Angueira, Maçãs e Sabor.

São diversos os indícios de povoamento pré-histórico presentes no concelho, exemplificados em locais e castros, como a Atalaia, Pereiras, o castro da Batoqueira, da Terronha, entre outros.

O seu castelo, a par com o castelo de Algoso, freguesia do concelho, integraram a linha de defesa da fronteira oriental do reino.

Em 1492 foram muitos os judeus que rumaram a Vimioso, expulsos dos reinos de Leão e Castela, tendo acampado no local denominado de Cabanas. Autorizados a fixarem-se em diversas aldeias e vilas da região, edificaram importantes comunidades comerciais.

Em 1516 Vimioso foi elevada a vila por foral de D. Manuel I e, três séculos depois, o concelho cresce devido às reformas administrativas do século XIX.

No século XX assistiu a diversos surtos migratórios rumo ao Brasil e à Europa, nomeadamente França, o que contribui para a desertificação do concelho.

Um dos eventos mais importantes do concelho é a Feira de Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, que acontece anualmente em Dezembro. A mostra de atividades abraça diversas vertentes, como artesanato, produtos regionais, concurso de doçaria da castanha, atuações musicais, montaria ao javali, raid tt e muitas outras. São cada vez mais os participantes, bem como adeptos do programa que aproveitam a oportunidade para usufruir de um leque variado de atividades que a região proporciona.

 

Presidente: Jorge Fidalgo

População: 4680 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 479,6 km2

Web: www.cm-vimioso.pt