Início » Região » Vinhais

Vinhais

Vinhais, concelho do distrito de Bragança, situa-se na fronteira com Espanha. Segundo alguns historiadores, o seu nome deve-se à produção de vinho, atividade principal do concelho, “terra de vinhas e vinhedos”.

Em 1253 D. Afonso III concede carta de foral, o qual foi outorgado por D. Manuel I em 1512, aos “hominibus de Vinaes, et suis terminis”.

Local estratégico de defesa e controlo fronteiriço, o castelo de Vinhais hasteou a bandeira castelhana aquando da crise de sucessão criada pela morte de D. Fernando, apoiando a invasão de D. João I de Castela, em 1384.

Durante as guerras Liberais, ocorrem novas batalhas em Vinhais, e, com a implantação da República, a vila é invadida por Paiva Couceiro que tinha como propósito a defesa da liberdade política e religiosa. Em 1911, no dia 5 de Outubro, o país comemorava o primeiro aniversário da implantação da República, mas em Vinhais era içada a bandeira azul e branca, símbolo da restauração da monarquia. A retaliação não se fez esperar e o governo provisório decretou severas medidas punitivas para Vinhais, enviando um exército que acabou por obrigar à retirada de Paiva Couceiro.

Vinhais é hoje um importante polo dinamizado pelas atividades ligadas à agricultura, natureza, gastronomia e pequena e média indústria, com particular destaque para produtos como a castanha e o porco bísaro. Possui diversos equipamentos e infraestruturas que têm contribuído para a sua afirmação na região. Com uma vasta ligação às tradições e festas, tem na Feira do Fumeiro a sua referência, recebendo milhares de visitantes todos os anos.

Situado em pleno Parque Natural de Montesinho, a natureza assume um papel principal no desenvolvimento de um imenso leque de atividades, a desenrolar em diversos locais da região, nomeadamente no parque biológico, um dos mais ricos do país.

Situado em pleno Parque Natural de Montesinho, a natureza assume um papel principal no desenvolvimento de um imenso leque de actividades, a desenrolar em diversos locais da região, nomeadamente no parque biológico, um dos mais ricos do país.

 

 

Presidente: Américo Pereira

População: 9166 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 694,9 km2

Web: www.cm-vinhais.pt