Início » Notícias » Serras de Bornes, Figueira e Nogueira com sistema de videovigilância contra incêndios

Serras de Bornes, Figueira e Nogueira com sistema de videovigilância contra incêndios

A prevenção e combate aos fogos florestais com a implementação de um sistema de Videovigilância e Apoio à Decisão Operacional foi um dos temas que esteve em cima da mesa na reunião do Conselho Intermunicipal de fevereiro. Os membros do Conselho aprovaram a abertura de um concurso público para a instalação de um Sistema de vigilância e apoio à decisão operacional nas Serras de Bornes, Figueira (Mogadouro) e Nogueira.

Trata-se de torres de videovigilância, a instalar em locais estratégicos, para cobrir as zonas a proteger. Nas Serras de Bornes e Figueira as câmaras vão ser instaladas Postos de Vigia pertencentes à Rede Nacional de Postos de Vigia, na Serra da Nogueira, a câmara de videovigilância será instalada na torre pertencente à Confraria da Nossa Senhora da Serra. O sistema vai ser ligado a um Centro de Gestão e Controlo a instalar no Comando Distrital de Operações e Socorro de Bragança. Também no Comando Territorial da GNR de Bragança será instalado um sistema de acesso remoto, permitindo a visualização das imagens recolhidas pelas Câmaras de videovigilância. O objetivo é reforçar a vigilância florestal nestas áreas, contribuindo para prevenir e detetar incêndios florestais. Este sistema é também entendido como uma ferramenta de grande utilidade no campo da gestão do combate a incêndios florestais, uma vez que permite o acesso a imagens em tempo real. Uma forma de monitorizar e acompanhar remotamente estas grandes áreas florestais, contribuindo para otimizar recursos e melhorar respostas no campo da prevenção e combate aos fogos florestais.

Um investimento de cerca 110 mil euros, resultante de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos-