Início » Notícias » Sessões de Divulgação | SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

Sessões de Divulgação | SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local:  Corane, Desteque e Douro Superior vai promover, entre 24 e 31 de julho, sessões de divulgação sobre o SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – das Terras de Trás-os-Montes. As sessões realizam-se nos nove concelhos que integram esta comunidade e têm como principais destinatários empreendedores que pretendam criar ou expandir o seu negócio. Este é um dos principais 0bjetivos do SI2E. Trata-se de um instrumento destinado a apoiar pequenos investimentos empresariais de cariz local. Está especialmente vocacionado para a criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de emprego em territórios de baixa densidade ou com elevado índice de desemprego. Assume-se como um apoio importante para a dinamização e desenvolvimento económico de territórios com as características do das Terras de Trás-os-Montes, onde as micro e médias empresas são peça chave para o desenvolvimento económico.

Assente numa lógica de promoção da coesão económica e social do País, o SI2E foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020. Na Região do Norte, é implementado com verbas do NORTE 2020, através do FEDER e do FSE. Nas Terras de Trás-os-Montes é gerido pela CIM-TTM e Grupos de Ação Local ( GAL’s): Corane, Desteque e Douro Superior.

O SI2E financia investimentos até 235 mil euros. A CIM-TTM ficará responsável pela gestão das candidaturas com investimentos entre 100 e 235 mil euros. Os GAL’s assumirão as candidaturas com investimentos até 100 mil euros.