Início » Notícias » Terras de Trás-os-Montes na BTL 2017

Terras de Trás-os-Montes na BTL 2017

Comunidade Intermunicipal promove território na Bolsa de Turismo de Lisboa.

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes – CIM-TTM – marcou presença na 29ª edição da BTL, que decorreu de 15 a 19 de março na FIL, em Lisboa. Integrada no Stand da Turismo Porto e Norte e com uma área própria de 54m2 a CIM-TTM apostou na promoção conjunta do território na maior Feira de Turismo a nível nacional. Uma forma de afirmar a atratividade turística dos 9 concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal, num setor estratégico para o desenvolvimento territorial.

A BTL é entendida como uma oportunidade de excelência para promover o potencial turístico do território junto de profissionais do setor e investidores nacionais e internacionais, mas também junto dos milhares de visitantes que anualmente passam pela FIL à procura de novidades para férias e momentos de lazer.

Durante os cinco dias de Feira foi tempo de contemplar, desfrutar e saborear Trás-os-Montes. Este foi o desafio que a CIM-TTM levou à FIL e o incentivo apareceu também sob a forma de ofertas aos visitantes. Diariamente houve tempo para sortear estadias em Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela,  Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais como forma de atrair turistas e incentivar uma escapadinha às Terras de Trás-os-Montes.

A promoção do território passou também pela demonstração das potencialidades gastronómicas dos produtos endógenos com a realização de showcookings  da autoria de chefs reconhecidos e com origens na região. Eurico Castro, Marco Gomes e o pasteleiro Telmo Moutinho trouxeram os sabores transmontanos ao espaço das Terras de Trás-os-Montes. Justa Nobre teve a cargo o cocktail Transmontano que juntou na área das CIM-TTM nomes conhecidos do panorama artístico nacional. Tony Carreia,  Luís Esparteiro, Dânia Neto, entre outros deram a cara por Trás-os-Montes e puderam confirmaram porque é que as Terras de Trás-os-Montes são o destino natural. João Pedro Pais também disse presente e não faltou à apresentação da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O espaço da CIM-TTM recebeu também a visita do Presidente da República e do Ministro da economia que não deixaram de registar o momento na Foto Box existente no local.

A apresentação de eventos e iniciativas como a Festa da Bola Doce Mirandesa, o Festival Terra Transmontana de Mogadouro ou de projetos turísticos em curso como as Termas da Terronha em Vimioso, o Geopark Terras de Cavaleiros, o Parque de Natureza do Azibo ou o Parque Biológico de Vinhais marcaram os 5 dias de Feira. A animação com grupos tradicionais da região completou o programa que contou com a animação  diária dos Caretos e Pauliteiros, ícones da região, embaixadores das marcas identitárias de um território apostado em se afirmar como o destino natural.