- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- Plano nacional de Formação Financeira- Todos Contam
Plano nacional de Formação Financeira- Todos Contam
Primeira ação de formação financeira dirigida a colaboradores das autarquias das Terras de Trás-os-Montes decorreu em Macedo
Teve lugar, em Macedo de Cavaleiros, a primeira ação de formação financeira dirigida a colaboradores das autarquias locais das Terras de Trás-os-Montes. Esta ação surge no âmbito do Acordo de Cooperação, celebrado no dia 21 de Junho, entre a CIM das Terras de Trás-os-Montes, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)
Esta primeira iniciativa com as autarquias da CIM das Terras de Trás-os-Montes dá continuidade à implementação do Protocolo de Cooperação celebrado em 2017 entre o CNSF e a CCDR-N, que visa a promoção da formação financeira na região Norte, através das autarquias locais.
A formação começou no dia 09 de julho e terminou a 11 de julho. Decorreu no Auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e contou com a participação de colaborados das autarquias dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Esta ação teve como principal objetivo reforçar as competências dos colaboradores destas autarquias e disponibilizar-lhes ferramentas que lhes permitam dinamizar campanhas de sensibilização financeira dirigidas à população local, bem como esclarecer os cidadãos em temas como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso ao crédito e os seguros. A formação foi ministrada por representantes do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, do Presidente da CIM das Terras de Trás-os-Montes, e da Comissão de Coordenação do Plano.