- Início
- Instituição
- Áreas de Atuação
- Área Económica e Social
Área Económica e Social
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes tem como uma das suas principais atribuições o desenvolvimento económico, social, ambiental e cultural do território. Entendendo estas aéreas de atuação como um dos pilares para alcançar um desenvolvimento integrado e sustentável, promovendo a coesão e competitividade territorial, estão a ser implementados ações e projetos que visam fazer face aos desafios que se colocam nestes domínios.
Numa região em que o setor primário assume um grande peso, com abundantes recursos agrícolas e florestais (cerca de 38% do território é considerado superfície agrícola utilizável) a valorização e dinamização do setor agroindustrial assume predominância na dinâmica regional. Os elevados recursos turísticos e o potencial que a região apresenta fazem com que a promoção e valorização do território e dos seus produtos endógenos, a nível interno e externo, se assuma como um dos fatores chaves para estimular o investimento e crescimento da atividade económica. Seguindo esta linha o Plano Estratégico Intermunicipal define também a valorização e preservação do património e recursos naturais como uma das metas a alcançar. A inovação, emprego e empreendedorismo o apoio à inclusão social são outras das áreas abrangidas. Ainda neste campo, a promoção da eficiência das administrações e serviços públicos, assume-se como fator indissociável para a prossecução destes objetivos.
Projetos em Curso
-
Frontur
-
Equipamentos Sociais
-
Programa de apoio à definição da estratégia de internacionalização e abordagem a mercados prioritários para os recursos ...
-
Programa de apoio à qualificação e valorização dos produtos endógenos das Terras de Trás-os-Montes
-
Provere das Terras de Trás-os-Montes
-
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego