- Início
- Estratégia e Estudos
- Projetos Cofinanciados pela UE
- Festival Património Improvável
Festival Património Improvável
No âmbito da operação NORTE-04-2114-FEDER-000517 , o “Festival Património Improvável” assume como objetivo geral a promoção em rede de eventos culturais com elevado impacto, relacionados com o património de Trás-os-Montes (património classificado, mas de menor popularidade e ainda com reduzido grau de visitação turística), contribuindo para a projeção da imagem da região e para a geração de estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico.
O presente projeto preconiza processos colaborativos de apropriação e interpretação do território como uma ferramenta para uma valorização dos seus patrimónios imaterial e material, transformando-os em palcos e, simultaneamente, em protagonistas de novas expressões criativas.
É com esta visão e motivação que se propõe o estabelecimento de um festival de programação cultural em rede, no destino Trás-os-Montes, organizado em dois ciclos/edições anuais entre maio e setembro, envolvendo nove espaços patrimoniais notáveis da Comunidade Intermunicipal. O excecional valor simbólico destes bens patrimoniais classificados encerra um enorme potencial turístico, ainda não devidamente aproveitado, considerando-se que estão presentemente reunidas as vontades e as condições para o seu efetivo desenvolvimento e sucesso. Face à necessidade de salvaguarda da integridade física dos recursos patrimoniais – e visando potenciar os resultados dos investimentos infraestruturais realizados no âmbito dos quadros comunitários anteriores, bem como previstos no presente Programa Operacional de Desenvolvimento Regional – acresce, desta forma, a pertinência de uma estratégia de qualificação destes recursos enquanto âncoras da oferta de uma nova dinâmica de turismo cultural na região Norte.
Este projeto contribuirá de forma ímpar para a projeção da imagem da região e para a geração de estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico alicerçadas no desenvolvendo projetos inovadores que promovam a coesão social, o sentimento de pertença e o aumento da afluência de visitantes.
O festival promoverá a acessibilidade a todos os cidadãos, quer no que concerne à acessibilidade física quer ao nível da disseminação/conhecimento do mesmo, pelo que tal será um dos focos da preparação do mesmo.
Em forte alinhamento com os objetivos específicos definidos, e no sentido de assegurar a otimização dos trabalhos a realizar, as atividades a desenvolver foram devidamente adequadas e estruturadas em três ações, com um elevado grau de interdependência entre si, a saber:
- Ação 1. Implementação do ciclo de concertos no “Património Improvável” de Trás-os-Montes
- Ação 2. Desenvolvimento e implementação de Visita-Jogo “Património Improvável” e Projetos artísticos com comunidades
- Ação 3. Plano de Comunicação e Monitorização