- Início
- Estratégia e Estudos
- Projetos Cofinanciados pela UE
- Festival Património Improvável
- Discover Duero Douro
Discover Duero Douro
A Operação 0595_DISCOVER_DUERO_DOURO_2_E – Cooperação para a consolidação do espaço transfronteiriço Duero Douro
O projecto Discover Duero Douro desenvolve-se no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Tem como objetivo a criação de um destino turístico de excelência na zona transfronteiriça Duero - Douro, graças à estruturação de uma oferta assente em experiências inovadoras e únicas assentes no seu património natural e cultural como elemento diferenciador, de identidade e de posicionamento, estabelecendo as condições necessárias para a apresentação, posicionamento e reconhecimento deste espaço transfronteiriço.
Objetivos do projeto:
- Melhorar o conhecimento dos elementos que compõem a cadeia de valor do Douro - destino turístico do Douro e identificar os valores a eles associados, bem como os seus públicos e mercados-alvo.
- Estruturar a oferta do destino transfronteiriço Douro - Douro em produtos turísticos de excelência e diferenciação com base nos recursos culturais, naturais e ambientais do destino e nas experiências a eles associadas.
- Melhorar o posicionamento do destino turístico transfronteiriço Douro - Douro a nível nacional, transfronteiriço e internacional, através da realização de ações de visibilidade, comunicação e marketing.
Atividades
- Do projeto fazem parte várias atividades:
- A Cadeia de Valor do Destino Duero_Douro: uma plataforma colaborativa para oferecer experiências turísticas
- Proposta de valor de Destino Duero_Douro: Diferenciar, posicionar e emocionar
- Duero_Douro produto portfolio: identidade, singularidade e excelência
- Experiências Duero_Douro: Marketplace, posicionamento e comunicação
- Gestão e Coordenação
- Comunicação
Território e linhas de ação:
O projeto será desenvolvido em mais de 100 municípios espanhóis e portugueses, com a finalidade de estabelecer estratégias que melhorem a coesão territorial, fomentar o desenvolvimento socioeconómico e fixar a população, seguindo quatro grandes linhas de ação:
- Estudo dos recursos endógenos do território para conhecer o seu potencial turístico
- Análise da oferta e procura e definição da proposta de valor do destino Duero Douro
- Desenho de produtos turísticos singulares e de excelência
- Promoção e posicionamento do Douro como destino turístico de excelência
A CIM-TTM terá intervenção nas atividades 1,2,4 e 6
Atividade 1 – A Cadeia de Valor do Destino Duero-Douro
- Ação 1.1 - Análise da situação atual do binómio oferta-procura turística do destino Duero-Douro
- Ação 1.2 – Nível de Competitividade do destino – Guia setorial: Turismo de naturez
Atividade 2 – Proposta de Valor do Destino Duero Douro: Diferenciar, posicionar e emocionar
- Ação 2.3 - Definição de produtos transfronteiriços representativos da proposta de valor do Destino Duero-Douro
Atividade 4 – Experiências Duero Douro: Marketplace, posicionamento e comunicação
- Ação 4.3 – Ações de visibilidade -Eventos de difusão e melhoria do conhecimento acerca do destino (Press Trip e Fam Trip)
Atividade 6 – Comunicação
- Ação 6.1 – Materiais promocionais – Desenvolvimento de Mini Guia do Destino Duero Douro
O projeto termina a 31 dezembro de 2022