- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- CIM Apresenta Projetos Intermunicipais assentes nas TIC
CIM Apresenta Projetos Intermunicipais assentes nas TIC
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes apresentou, durante uma sessão que contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e da Ministra da Coesão Territorial dois projetos assentes na descentralização de serviços públicos desenvolvidos no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento Territorial das Terras de Trás-os-Montes. Trata-se dos “Balcões Móveis” e do projeto “Trás-os-Montes Conectada”
São investimentos apoiados pelo Norte 2020 e que se assumem como estratégicos para a capacitação das instituições públicas e apoio ao desenvolvimento de uma cidadania mais ativa e participativa.
Dois exemplos de boas práticas e eficaz utilização dos fundos comunitários como foi referido pelas responsáveis governativas presentes, que anuíram também no contributo que projetos deste género dão para a implementação de serviços públicos de proximidade e promoção da coesão territorial. A apresentação destes dois projetos decorreu no âmbito da iniciativa Governo +Próximo que até 27 de fevereiro decorrerá no distrito de Bragança.
Balcões Móveis
É um projeto que pretende aproximar os serviços públicos dos cidadãos, constituído por nove viaturas comercias, totalmente elétricas, devidamente equipadas com material informático e acesso à internet. Consiste na disponibilização de serviços itinerantes para a promoção de uma administração em rede, garantindo o acesso a serviços públicos da administração local e central.
Este projeto representa um investimento total de 409.368,60 Euros, financiados em 85% pelo Programa Operacional regional do Norte – Norte 2020.
Prevê-se que, no início do mês de março, todos as carrinhas estejam em funcionamento levando mais de 240 serviços da administração pública mais perto das populações.
Trás-os-Montes Conectada
O Trás-os-Montes conectada consiste na implementação de uma estrutura tecnológica que permitirá aos Municípios o acesso a uma tecnologia emergente de forma a otimizar e centralizar os recursos e aumentar a capacidade de processamento e segurança da informação.
É um projeto que pretende melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade e consequentemente aumentar o acesso e o uso dos serviços públicos digitais de natureza local e regional e melhorar a eficiência interna da administração pública através de tecnologias de informação e comunicação.
Para além da componente relacionada com o apoio Estrutura Tecnológica de Apoio aos Municípios da CIM das Terras de Trás-os-Montes este projeto inclui uma criação de serviços de apoio ao Cidadão como é o caso ao Cidadão, com a disponibilização, ade aplicações como é o caso de Plataformas de Ação Participativa. Destas, para além das plataformas de Gestão de Ocorrências, de orçamento participativo está também em funcionamento a “PET Care. Trata-se de uma APP que permite gerir Canis Municipais, mas que também disponibiliza dados sobre animais para adoção, permitindo gerir todo o processo de adoção.