- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- CIM defende 5G em todas as localidades
CIM defende 5G em todas as localidades
A CIM das Terras de Trás-os-Montes quer ver todo o território coberto pela rede 5G. Os autarcas dos concelhos que integram esta CIM continuam a defender a obrigatoriedade de cobertura total das Terras de Trás-os-Montes com esta infraestrutura de quinta geração. Só assim, consideram, estarão reunidas as condições para quebrar as assimetrias que ainda se fazem sentir na qualidade do serviço de comunicações móveis na região. O que é facto é que muitos das localidades do território tem uma cobertura deficiente ou até inexistente, e existem vias estruturantes, como é o caso do IC5, com muitas zonas sombra.
Os problemas relacionados com as comunicações móveis no território têm vindo a merecer especial atenção da Comunidade Intermunicipal. Ao longo dos anos tem vindo a alertar para a situação reivindicando a total cobertura do território e apresentando soluções para tal. Este foi o caso da reunião mantida com a ANACOM e Secretário de Estado das Infraestruturas. Na altura ficou o compromisso de encontrar soluções para o problema da falas de cobertura de rede.
Para os nove autarcas da CIM só faz sentido falar em 5G, se esta rede cobrir todas as localidades das Terras de Trás-os-Montes, sejam ou não sedes de freguesia. Esta é a oportunidade para acabar com as desigualdades neste campo, garantindo a inclusão digital de todos os habitantes da região. Tal medida contribuiria para uma maior coesão e combate à exclusão e desigualdades. Por outro lado, uma cobertura de rede eficiente seria mais um incentivo para a fixação de empresas e consequente desenvolvimento económico deste território do interior de Portugal.