- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- CIM-TTM reivindica um posto fronteiriço aberto em cada um dos concelhos raianos
CIM-TTM reivindica um posto fronteiriço aberto em cada um dos concelhos raianos
O Conselho Intermunicipal das CIM das Terras de Trás-os-Montes quer, pelo menos, um posto fronteiriço aberto nos concelhos do território que fazem fronteira com Espanha. Isso mesmo foi transmitido numa comunicação enviada ao Ministro da Administração Interna após reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, que teve lugar a 11 de fevereiro.
Na missiva reivindica-se "a revisão das medidas restritivas em vigor garantindo, em todos os concelhos de fronteira das terras de Trás-os-Montes, pelo menos, uma passagem autorizada na fronteira terrestre com Espanha. Assegurando assim, condições de circulação às populações que, atualmente, são obrigadas a percorrer longas distâncias, para manterem atividades imprescindíveis como é o caso do trabalho. Neste sentido reclamam que nos concelhos de Mogadouro, Vimioso e Vinhais exista um posto de passagem que funcione em moldes semelhantes ao de Miranda do Douro.
"Apesar de defender que o encerramento de fronteiras não é a solução para resolver a crise pandémica, especialmente em territórios com a especificidades demográficas do das Terras de Trásos-Montes, o Conselho Intermunicipal da CIM das Terras de Trás-os-Montes compreende a inevitabilidade de restringir a circulação fronteiriça, face à situação pandémica atual. No entanto, advoga que as medidas a adotar devem reger-se pelo princípio da equidade e neste sentido devem ser assegurados, em todos os concelhos raianos, pontos de passagem/circulação com Espanha.", afirma.