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Estão aí os primeiros produtos com a marca Terras de Trás-os-Montes
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes- CIM-TTM- acaba de apresentar os primeiros produtos com o selo da marca Terras de Trás-os-Montes. São 39 produtos, 15 produtores dos nove concelhos que integram esta CIM, que a partir de agora passam a ostentar o selo que garante a origem destes produtos.
O Selo da Marca Terras de Trás-os-Montes destina-se a Produtos Alimentares, Produtos Não Alimentares, Artesanato, Serviços e Estabelecimentos de apoio ao setor turístico.
A adesão ao selo é um processo gradual e totalmente gratuito que, nesta primeira fase, abrange produtos agroalimentares como: Azeites, Carnes, Doçaria, Fumeiro, Mel, Pão, Queijos e Vinhos. Nas próximas fases estender-se-á a produtos como o artesanato e outras atividades e serviços de apoio ao setor turístico.
A Marca Terras de Trás-os-Montes foi desenvolvida pela -CIM-TTM- com o objetivo de valorizar e promover todo o território. Assume-se como uma marca unificadora, desenhada para conferir uma maior visibilidade e notoriedade a esta região, que abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
É, assim, uma marca territorial que se pretende identificativa das Terras de Trás-os-Montes, tanto no campo da promoção turística como no da divulgação e valorização dos produtos endógenos e serviços de apoio à atividade turística. Assenta em dois pilares fundamentais: PERTENÇA e ORIGEM.
A criação desta marca quer potenciar a pertença ao Território das Terras de Trás -os – Montes e consequentemente valorizar e consolidar a identidade territorial. Por outro lado, assume-se como um selo identificativo da origem dos produtos e serviços. Uma marca chapéu, que funciona como um selo que atesta a origem dos produtos e serviços a ela associados.
A CIM-TTM, enquanto entidade promotora e gestora, vê na criação desta marca uma forma de conseguir maior visibilidade para o território, impulsionando o trabalho colaborativo e em rede e contribuindo para a dinamização do tecido económico. A ideia é que esta represente toda a oferta territorial, traduzindo-se num veículo de comunicação reconhecido por produtores e consumidores nacionais e internacionais e gerando valor para o território.
O QUE É
A Marca Terras de Trás-os-Montes é uma marca de promoção do território das Terras de Trás-os-Montes, que abrange nove concelhos - Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais-.
QUEM E COMO
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás -os -Montes — CIM -TTM é a entidade gestora da marca Terras de Trás -os – Montes.
A criação da marca Terras de Trás-os-Montes insere-se na estratégia definida pela CIM-TTM de promoção e valorização do território. Para tal foi de desenvolvido um regulamento próprio, publicado em Diário da República e iniciado o processo de adesão.
O uso da marca Terras de Trás -os -Montes consiste na utilização de um distintivo -
Selo- com o seu logotipo inscrito num desenho gráfico.
Podem requerer a utilização do Selo da Marca Terras de Trás-os-Montes os empresários em nome individual, estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada, sociedades comerciais sob qualquer forma jurídica, cooperativas e associações sem fins lucrativos que obedeçam aos seguintes critérios:
- Produzir, elaborar e ou transformar no território de abrangência da CIM -TTM o seguinte:
- Produtos alimentares destinados ao consumo humano, segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis e cumprir os requisitos e condições estabelecidas no regulamento;
- Produtos não alimentares produzidos segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis e cumprir os requisitos e condições estabelecidas no presente regulamento;
- Artesanato elaborado segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis e cumprir os requisitos e condições estabelecidas no Regulamento;
- Prestar serviços de apoio a atividade turística (atividades de animação turística, alojamento, restauração, espaços de venda) no território de abrangência da CIM -TTM, segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis e cumprir os requisitos e condições estabelecidas no regulamento;
- Comercializar e/ou distribuir qualquer um dos produtos enumerados anteriores, segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis e cumprir os requisitos e condições estabelecidas no regulamento;
- Encontrar -se legalmente constituído;
- Cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade;
- Possuir a situação fiscal e contributiva regularizada perante o Estado e a Segurança Social ou estar abrangido por acordo de regularização da situação fiscal e/ou contributiva.
O processo de adesão e utilização do Selo da Marca das Terras de Trás-os-Montes não tem qualquer custo associado.
Esta primeira fase abrangeu produtos agroalimentares como: Azeites, Carnes, Doçaria, Fumeiro, Mel, Pão, Queijos e Vinhos, num total de 39 produtos.
Até ao momento registaram-se 75 candidaturas, de vários setores de atividade.
O processo de certificação é gradual e faseado o próximo passo será o de abranger o setor do artesanato e outras atividades relacionadas com o turismo.
ONDE E QUANDO
Para efetuar a candidatura para adesão ao uso do Selo da Marca das Terras de Trás-os-Montes é necessário preencher uma ficha de inscrição de aderente disponível em https://www.terrasdetrasosmontes.pt/marca
ou nas instalações da CIM. Posteriormente a equipa técnica verifica o cumprimento das condições de adesão e caso os requisitos estejam todos reunidos é formalizado o processo de adesão, através da celebração de um contrato.
PORQUÊ
Porque a existência de uma marca agregadora de produtos e serviços vai contribuir para estimular o crescimento da produção, a progressão das empresas na cadeia de valor, o aumento da sua competitividade e a criação de emprego e de riqueza no território;
Porque a identificação do território através de uma marca é essencial para o acesso aos mercados, fidelização de públicos/consumidores e fomento da procura e consequentemente dinamização da economia;
Porque vai permitir ao consumidor identificar de forma simples e imediata a origem local do produto;
Porque ao garantir a origem do produto contribui-se para potenciar a preferência no consumo de produtos Transmontanos e por Trás-os-Montes;
Porque a criação de uma marca contribui para o aumento da notoriedade do território, tanto nacional como internacionalmente;
Porque as sinergias geradas com este processo vão aumentar a visibilidade da oferta territorial e contribuir para a dinamização do setor turístico;
Produtor/Empresa |
Produto |
Churracoop - Cooperativa de Ovinos Mirandeses, CRL |
Cordeiro Mirandês DOP |
CancelaFé
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CancelaFé Vinho Tinto; CancelaFé Vinho Branco
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Olivadouro (Oliv8)
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Azeite Virgem Extra Oliv8 |
Quinta dos Olmais
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Olmais Azeite Virgem Extra Biológico |
Narciso e Filhos – Sociedade por Cotas |
Azeite Virgem Extra Biológico |
Arvólea Sociedade Unipessoal
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Azeite Biológico Blend Azeite Biológico Single Edition
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Pastel os Meus Amores
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Pastel de Casulas Pastel de Cogumelos e Amêndoa
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Sabores e Tradições |
Alheira Linguiça Salpicão Butelo Chouriça Doce
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Distintus |
Azeite Distintus |
Cooperativa De Produtores de Cabrito De Raça Serrana, CRL |
Cabrito Transmontano DOP
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Alto do Joa |
Vinho Tinto Regional Transmontano JOA Vinho Rosé Regional Transmontano JOA Vinho Branco Regional Transmontano JOA
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COOPERATIVA DE PRODUTORES DE LEITE DE CABRA SERRANA, CRL |
Queijo de Cabra Transmontano DOP Queijo de Cabra Transmontano Velho DOP Queijo de cabra Transmontano Apimentado DOP Queijo de Cabra Transmontano Picante Queijo de cabra Transmontano Fresco Requeijão de Cabra Transmontano
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Bota um Cibo |
Mel Multifloral Mel Monofloral do castanheiro Favo de Mel
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Pão de Gimonde |
Pão Centeio Pão Centeio Português Pão de Trigo Transmontano Folar Transmontano Económicos Pão de Figo Pão de Figo e Mel Pão de Castanhas Pão de Figo Nozes e Mel |
Talisman, Lda.
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Azeite biológico |
Total de Produtores: 15 |
Total de Produtos: 39
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