- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- Terras de Trás-os-Montes presentes na BTL 2024
Terras de Trás-os-Montes presentes na BTL 2024
As Terras de Trás-os-Montes vão marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 28 de fevereiro a 03 de março na FIL, em Lisboa. Com um espaço expositivo de 180m2, que procura destacar a herança cultural, o património natural e a rica gastronomia, o território promete conquistar os visitantes afirmando-se como o Destino Natural.
A BTL apresenta-se como uma oportunidade única para a promoção da região, contribuindo para a sedimentação da marca territorial “Terras de Trás-os-Montes”, que a Comunidade Intermunicipal desta sub-região tem vindo a promover.
No espaço das Terras de Trás-os-Montes, localizado no Pavilhão 02 da FIL, vão estar em destaque as ofertas e potencialidades turísticas da região e dos 9 municípios que a integram. Os visitantes da terão a oportunidade de mergulhar na rica cultura do território, explorar os diversos pontos turísticos, desde o património construído até ao património natural, passando pelos sabores únicos da gastronomia local.
Durante os cinco dias de feira haverá apresentações de produtos turísticos e culturais, degustações de vinhos, azeites e outros produtos regionais, bem como a oportunidade de conhecer um território que se destaca por ser a área de Portugal continental com maior índice de qualidade ambiental.
Destaque para a possibilidade de experienciar um dos mais recentes projetos da CIM das Terras de Trás-os-Montes: o E-Mob- rede clicável que nasceu na antiga linha férrea do Tua, extinta em 1991-, através de um simulador 3d instalado no stand das Terras de Trás-os-Montes. Quem passar por este espaço vai certamente cruzar-se com alguns dos principais ícones do território, como os caretos e os pauliteiros que estarão em permanência durante os dias de feira.
Sobre as Terras de Trás-os-Montes
As Terras de Trás-os-Montes localizam-se no Nordeste de Portugal, abrangendo uma área de cerca de 5538 km2. O território é constituído pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Região de cultura genuína, traduzida em tradições e festas ancestrais únicas no país, como são as Festas de Inverno que se estendem desde o Natal até ao Carnaval, as Terras de Trás-os-Montes são um convite ao contacto direto com um património cultural e natural que, teimosamente, as suas gentes conseguiram manter e preservar.
A elevada qualidade ambiental e paisagística da região é reconhecida, para tal, contribuem os 3 Parques Naturais existentes: Montesinho, Douro Internacional e Vale do Tua. O território integra também a maior reserva transfronteiriça da Biosfera: a Reserva da Meseta Ibérica, bem como uma outra área que também foi classificada pela Unesco: O Geoparque Terras de Cavaleiros.