- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- Campeonato Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes
Campeonato Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promove mais uma edição do Campeonato de Jogos Tradicionais. A competição acontece no dia 16 de junho, no Parque dr. José Gama, em Mirandela, e conta com participantes dos nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes. São mais de 400 participantes que, individualmente ou em equipa, vão disputar o título de campeões regionais em diferentes escalões e modalidades.
O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é um evento anual que celebra e preserva os jogos que marcaram gerações, promovendo atividades que incentivam a interação social, o exercício físico e o contato com a herança cultural. O evento oferece uma oportunidade única para jovens e adultos experimentarem e redescobrirem jogos que fazem parte do património cultural.
Numa sociedade cada vez mais dominado por ecrãs e tecnologias, este Campeonato é também entendido como uma oportunidade para as pessoas se desconectarem do mundo digital e se conectarem com a natureza, a prática de atividade física e a cultura. Entre os jogos que estarão presentes na competição, destacam-se: o fito, a raiola, a malha, a relha, a tração à corda, a corrida de sacos ou os jogos do burro e da dança das cadeiras.
Esta é um evento verdadeiramente inclusivo, pelo que também há lugar a jogos adaptados, que contam com a participação dos utentes de IPSS’s do território.
O campeonato disputa-se em três fases, ao início da manhã tem lugar a fase de apuramento, seguem-se as meias finais e as finais de cada modalidade.
Recorde-se que esta competição teve o seu início em 2022 e surgiu com o intuito de revitalizar os jogos tradicionais. Desde logo, foi assumido que o evento teria carácter anual, percorrendo os nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes.
Com a realização deste Campeonato está-se a contribuir para valorizar e preservar os valores identitários de que se revestem os jogos tradicionais. A aposta passa também pela formação e envolvimento dos mais jovens, fazendo destes os garantes da tradição.