- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- Território com rede de espaços de CoworK
Território com rede de espaços de CoworK
Já está em funcionamento o novo espaço de Cowork do Município de Alfândega da Fé. Com a abertura deste novo serviço dá-se mais um passo na estratégia de modernização e apoio aos novos modelos de trabalho nas Terras de Trás-os-Montes.
Este projeto resulta de uma candidatura da CIM Terras de Trás-os-Montes ao Programa de Recuperação e Resiliência-PRR, que permitiu dotar com espaços de trabalho partilhado os municípios que não dispunham deste tipo de infraestruturas. Para além de Alfândega da Fé, a candidatura abrange também os municípios de Mogadouro e Vinhais. Com a instalação destes três espaços o território passa a dispor de uma rede de Cowork, criando-se melhores condições de trabalho para aqueles que já vivem na região ou considerem estabelecer-se nas Terras de Trás-os-Montes.
Estes espaços de CoworK destinam-se, preferencialmente, a trabalhadores da administração pública (utilização individual) ou organismos da administração pública (utilização coletiva) e permitem aos trabalhadores optar por modos mais ágeis e flexíveis de desempenho das suas funções. Esta iniciativa visa não só fortalecer a capacidade da Administração Pública, mas também fomentar a economia local e a atratividade dos concelhos, proporcionando condições adequadas para o trabalho flexível e a dinamização de projetos colaborativos. Por outro lado, ao se criarem as condições para a realização de teletrabalho está-se a contribuir para a fixação de população, bem como potenciar a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e prevenir o absentismo, promovendo ainda a coesão territorial e diminuição da pegada de carbono.
A criação destes 3 novos espaços resulta de um projeto candidatado ao Aviso n.º 03/C19 - i07.05/2021, para financiamento da criação de Espaços de Cowork, que foi lançado pela DGAEP (Direção Geral da Administração e do Emprego Público) no âmbito do investimento C19-i07.05 – Capacitação da Administração Pública – Programa de Estágios e Promoção do Teletrabalho do PRR, num investimento no território de cerca de 200 mil euros.